• OBJETIVOS 
    Realizar Palestras/Treinamentos diversos para crianças e adolescentes das redes pública e particular de ensino, com o objetivo de orientá-los na prevenção e combate a incêndio e acidentes, prevenir atitudes indisciplinares que motivem o bullying e ações de primeiros socorros.
  • Após esses encontros, motivar com que esses jovens possam vir fazer parte de um grupo fixo de voluntários da instituição que possam multiplicar esse conhecimento. Através dessas ações também serão abordados assuntos que envolvam: meio ambiente, social, ética e cidadania.
Imagem1

ETAPAS
O primeiro ano do projeto será de caráter experimental e deverá ter atuação restritas às escolas municipais e particulares. Para o suporte necessário e de manutenção, o projeto deverá buscar apoio na iniciativa pública e privada.  Os anos seguintes o projeto buscará a expansão e abertura de  pólos, divididos por região. 

Imagem2

DADOS
Os dados de acidentes que envolvem crianças especificamente dentro do ambiente escolar em nosso país são imprecisos, mas é sabido que 70% das mortes em crianças menores de 1 ano ocorreram por sufocação e 34% das crianças de 1 a 4 anos por afogamento. Dados da ONG Criança Segura apontam que no ano de 2014 foram registradas 122 mil hospitalizações por acidentes com meninos e meninas de zero a 14 anos e, destas hospitalizações 47% tiveram como causa quedas, 16% queimaduras e outros 21% estão relacionados ao contato com ferramentas, objetos cortantes, dentre outros.

PRIMEIROS SOCORROS
Organizações internacionais, como o Center for Disease Control and Prevention (CDC), classificam como uma escola segura àquela onde os colaboradores e até mesmo os alunos possuam preparo para responder a uma situação de emergência.
                                                                    Crianças salvam vidas todos os dias e  em vários lugares do Mundo!

Imagem4

‐ Conscientizar todos os envolvidos sobre a importância da atuação correta em situações de urgência e emergência.
‐ Refletir sobre a importância da vida, cidadania, meio ambiente e os movimentos de solidariedade.
‐ Ensinar como comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192.
‐ Reforçar a importância da escola para a criança.

Imagem5

COMBATE E PREVENÇÃO A INCÊNDIOS

4,2% das mortes causadas por incêndio em 2015 há ocorrido em crianças entre 0-14 anos, ou seja, durante o ano de 2015, um total de 6 crianças com 14 anos ou mais jovens morreram vítimas de incêndio.

Objetivos

Ensinar as crianças a agir e prevenir tais acidentes: saber como reagir a um incêndio, como sair do edifício, o que fazer para evitá-los, quais os elementos que podem ser perigosos, como usar um extintor de incêndio (no caso de crianças mais velhas)…

Imagem6

BULLYING 
Trabalhar com esses observadores para que tomem consciência do seu papel nesta situação e encontrem formas de mudar seus comportamentos faz com que agressor acabe perdendo seu público.
Quando um grupo deixa de apoiar o agressor e este fica sozinho, ele para!

Imagem7

O impacto do sistema se sente sobretudo nos agressores, porque se as atitudes dos demais envolvidos muda, agredir passa a não ser mais tão divertido.
Todas essas atividades servirão para criar um clima amigável e respeitoso com os demais. As crianças são ensinadas a diferenciar um conflito aceitável entre colegas de uma situação de bullying, que não deve ser tolerada.

Imagem8

As crianças continuam sendo o futuro de um país…
Nossas crianças, se destacarão em nossa sociedade como cidadãos do bem.
Colocar este projeto em prática, é assegurar que esta geração não será em vão.
E com a certeza  de que estes futuros adultos farão a diferença na construção de um mundo melhor!

Imagem9

Alguns exemplos ...